21/03/18

4 dicas para aproveitar melhor o ensino a distância

Os cursos de ensino a distância ampliam o acesso ao conhecimento e garantem grande comodidade. Porém, para usufruir do conteúdo da melhor maneira possível, é preciso ter, acima de tudo, disciplina e organização. Listamos aqui algumas dicas de comportamentos que te ajudarão a aproveitar tudo o que os nossos cursos a distância têm a oferecer.

 

1) Faça um cronograma

Para se dedicar aos estudos, é preciso que você se organize de acordo com as suas horas disponíveis. Confira quantas horas de aula o curso tem, a quantidade de conteúdo que será ofertada, quais atividades você precisa desenvolver e distribua de acordo com o tempo que tiver.

Defina os melhores horários para estudar e programe qual atividade irá desenvolver em cada momento. Planejamento é fundamental. Fazer uma planilha, no computador ou no papel, pode ajudar muito.

Tente estabelecer uma rotina para não se enrolar com prazos e conteúdos. Quando muita matéria se acumula é mais difícil absorver as informações. Mas seja realista e não se comprometa a fazer mais do que você consegue. É melhor progredir aos poucos, mas progredir constantemente.

 

2) Escolha um lugar organizado e tranquilo

O ambiente no qual você irá estudar é de extrema importância para a sua concentração. Ele deve ser o mais tranquilo possível para evitar distrações. Um espaço organizado também conta a seu favor.

Deve-se ficar atento também ao uso do computador. No momento dos estudos, ele deve ser apenas uma ferramenta para que você adquira conhecimento. Entrar nas redes sociais ou abrir várias abas não relacionadas ao tema em questão diminuirá expressivamente o seu rendimento.

Outro fator importante é sentar-se de forma confortável, em uma cadeira idealmente ergonômica. Sofás e camas até parecerem funcionar, mas podem te deixar desconcentrado e até fazer você sentir sono, reduzindo o seu aproveitamento. Além disso, é difícil manter uma boa postura nesses lugares, o que pode gerar dores no corpo. A iluminação também precisa ser levada em conta, pois se não for boa te leva a forçar a visão, causando mais cansaço e dores de cabeça.

 

3) Busque conteúdos complementares

Nenhum curso, sobre qualquer tema que seja, é capaz de abarcar todas as informações e conhecimentos já desenvolvidos sobre o assunto. Por isso, buscar informações adicionais é muito importante para enriquecer o aprendizado e melhorar o seu desempenho. Você só tem a ganhar!

A internet oferece possibilidades infinitas de informações e você deve usufuir disso. Mas é preciso ficar sempre atento à fonte, que deve ser confiável. No prórpio computador você pode criar uma pasta com textos e links relevantes, deixando tudo organizado para consulta. E não se esqueça também dos livros, que muitas vezes têm conteúdos aprofundados que não se encontram na internet.

 

4) Pratique, pratique, pratique!

Na área de estética, a prática é imprescindível. É a experiência clínica que capacita o profissional a desenvolver um bom trabalho. Por isso, ao menos nesse caso, um curso a distância é como um aprimoramento. É preciso que o aprendizado teórico seja colocado em prática para que possa ser devidamente absorvido. Teoria e prática são faces complementares da mesma moeda e precisam andar juntas.

Com essas dicas, seu aproveitamento nos cursos a distância vai ser bem melhor. Além disso, nossa equipe está disponível para dar o suporte que você precisar. Conte conosco!