16/10/18

6 cuidados com a beleza que começam de dentro para fora

Envelhecer é algo natural e não precisa ser um bicho de sete cabeças. Por mais que a pressão social indique que tenhamos que manter uma aparência sempre jovem, isso é inalcançável e a busca indiscriminada para atingir determinados padrões estéticos acaba gerando frustração e não-aceitação em muitas pessoas.  

Querer se sentir mais bonito é diferente de querer transformar a própria aparência. Quem busca a estética como recurso deve ter bem clara a diferença entre esses dois objetivos. Quando feitos adequadamente, os procedimentos estéticos permitem retardar os efeitos do tempo e recuperar algumas marcas que ele deixa em nós, mas jamais impedi-los. E está tudo bem.

Existe uma infinidade de recursos estéticos disponíveis para reverter, em parte, a ação do tempo. Eles estão cada vez mais modernos, seguros e acessíveis, com resultados excelentes quando bem indicados e executados. Mas existem outros vários fatores que também contribuem para a promoção da saúde e bem-estar, e estes estão ainda mais disponíveis, ao alcance de qualquer pessoa.

Listamos abaixo alguns hábitos que transformam a pessoa de dentro para fora, repercutindo também na sua aparência:

 

  • Proteja-se da radiação solar

 

Várias alterações de pigmentação da pele, como manchas, pintas e sardas são provocadas pela exposição solar. A pele que fica muito exposta ao sol é mais espessa, áspera e com maior número de rugas. Para se proteger do sol, utilize protetor solar com fator de proteção indicado para o seu tipo de pele, diariamente, em todas as áreas expostas do corpo, cuidando de reaplica-lo de acordo com as orientações do fabricante.

 

  • Evite fumar e ficar perto de quem está fumando

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o fumo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Não é de se espantar que algo que faça tão mal para a saúde também seja um grande vilão da estética. Quem fuma tem marcas acentuadas de envelhecimento. O tabaco prejudica a oxigenação dos tecidos, e o contato da fumaça com a pele provoca a perda de hidratação e da elasticidade cutânea. Logo, quem fuma tem rugas acentuadas e de difícil recuperação, uma vez que o vício prejudica a manutenção dos resultados alcançados com os procedimentos estéticos.

 

  • Ingira pelo menos 2 litros de água

 

Mais de 60% do nosso corpo é composto de água. Isso significa que para ele funcionar bem é preciso estar bem hidratado. A pele também se beneficia quando ingerimos pelo menos dois litros de água por dia. Além de ajudar a eliminar as impurezas do corpo, a água também melhora a circulação sanguínea, diminuindo a retenção de líquidos e a celulite. Enquanto os cosméticos atuam nas camadas mais superficiais da pele, a água é um importante hidratante nas camadas internas, dando viço e firmeza aos tecidos.

 

  • Cuidado com o consumo de álcool

 

O álcool altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e a flacidez. A metabolização do álcool pelo organismo também consome bastante água, o que pode levar à desidratação do organismo. Como o álcool etílico é uma substância vasodilatadora, os vasos sanguíneos se expandem e deixam a pele avermelhada, além de descontrolar a oleosidade.

 

  • Durma bem

 

Como todas as outras partes do corpo, as células da pele também se recuperam durante o sono. É nesse período que elas se purificam e se renovam, sendo, portanto, fundamental ter uma boa qualidade do sono. Dormir bem também determina o humor no dia seguinte. E já sabemos que sentimentos de ansiedade e estresse também interferem intensamente na saúde do corpo e na nossa aparência. Uma boa noite de sono é realmente reparadora.

 

  • Alimente-se adequadamente

 

Além da água, nosso corpo precisa de uma série de vitaminas e minerais para funcionar bem. Com uma alimentação balanceada, é mais provável que o corpo obtenha os nutrientes necessários para cada necessidade, beneficiando os órgãos como um todo e, entre eles, a pele.  Para necessidades específicas, o recomendado é procurar um nutricionista, que poderá adequar uma dieta ou prescrever suplementos alimentares.

Seguindo esses cuidados, os resultados dos tratamentos estéticos serão bem melhores e duradouros. Quando conseguimos seguir assim, de bem com a vida e com o espelho, o tempo deixa de ser um vilão e passa a ser um bom companheiro.