16/10/18

A importância da hidratação para uma pele bonita e saudável

As pessoas tendem a achar que para ter uma pele bonita é preciso gastar rios de dinheiro. Mas, nem sempre é assim. Pele bonita é sinônimo de pele saudável. E a saúde começa com uma boa rotina de cuidados e proteção.

Na clínica Lízia Campos, os tratamentos só começam depois de uma detalhada consulta para identificar as causas que estão provocando incômodo no paciente, por otimizar o resultado e a durabilidade. Muitas vezes, as pessoas reclamam do bigode chinês, das rugas de expressão, da flacidez da pele e acham que determinados procedimentos ou produtos cosméticos são a solução.

Quase sempre, após a consulta, descobrimos que as causas do problema são bem mais profundas e exigem condutas especializadas, sem as quais é praticamente impossível alcançar os resultados desejados.

A boa resposta aos tratamentos começa por uma constatação básica: a pele está suficientemente hidratada e nutrida? Considerando que mais de 60% do nosso corpo é composto por água, é natural que as células da pele também precisem estar bem hidratadas para funcionar adequadamente.

O raciocínio é simples: o que dá sustentação à pele é o colágeno, certo? O colágeno vai sendo produzido em menor quantidade com o passar do tempo. Logo, é preciso estimular a sua produção por meio de suplementos alimentares e tratamentos estéticos. Até aí, tudo bem.

Só que tem um detalhe que muitas pessoas desconsideram: são os fibroblastos que sintetizam o colágeno. Se eles não têm um ambiente hidratado para trabalhar, de nada adianta investir em procedimentos ou cosméticos com substâncias que estimulam a produção de colágeno. Se eles não forem sintetizados, terá sido um esforço perdido.

Os produtos cosméticos e determinados procedimentos estéticos são excelentes recursos para a manutenção da pele. Mas, se ela já estiver danificada, a eficácia deles reduz consideravelmente. Por isso, muitas vezes é preciso recuperar primeiro a hidratação e nutrição da pele para depois iniciar qualquer tratamento estético.

Portanto, capriche na ingestão de líquidos e procure ter uma alimentação balanceada. Se quiser resultados mais específicos, procure um profissional esteta para avaliar as reais necessidades da sua pele. Quase sempre é possível repor nutrientes específicos, melhorando o estado geral da pele e preparando-a para receber melhor os procedimentos que virão a seguir, depois que ela estiver devidamente tratada.  

Cuidando da saúde da pele, talvez nem seja preciso investir tanto em outros tratamentos estéticos. O espelho agradece e o seu bolso, também. 😉