05/11/18

Bichectomia: seu rosto mais fino e bonito

A gente precisava ter gordurinha até na bochecha? Ainda bem que para tudo existe uma solução! A bichectomia é uma cirurgia que remove o tecido que dá volume às bochechas, conhecida como “Bola de Bichat”. É esse tecido que faz com que a maçã do rosto fique mais proeminente. Sem ele, o rosto fica mais fino, demarcado e harmonioso. O procedimento também é indicado para pessoas que mordem as bochechas com frequência, trazendo mais conforto à mastigação.  

Apresentamos aqui alguns esclarecimentos sobre a cirurgia para te ajudar a entender se ela pode ser recomendada para você. 😉

Para que servem as bolas de Bichat?

A principal função delas é auxiliar na sucção durante a amamentação, impedindo que as mucosas da boca encostem umas nas outras. Isso ajuda a explicar por que os bebês que mamam no peito têm a bochechinha tão grande. Com o passar do tempo, essa função perde importância e o corpo reabsorve parte da gordura nessa região. Mas algumas pessoas ainda ficam com uma quantidade significativa e a remoção delas não traz nenhum prejuízo funcional.

Como é a cirurgia?

A cirurgia consiste em um corte pequeno feito no fundo da boca, de aproximadamente um centímetro, por onde se retira o excesso de gordura. A quantidade removida varia de pessoa para a pessoa, mas não costuma ultrapassar 5 gramas de tecido. Por ser feito com anestesia local, o procedimento é indolor, semelhante à cirurgia de extração do 3º dente molar, e dura menos de uma hora. O corte é suturado com pontos reabsorvíveis, sem cicatriz aparente e de rápida recuperação.

O pós-operatório é tranquilo?

Sim. Após o procedimento é recomendado que o paciente interrompa atividades físicas por alguns dias. Podem acontecer inchaço e hematomas logo após a cirurgia, que regridem sozinhos em alguns dias, especialmente após a aplicação de bolsas de gelo no local.  

Que profissional pode fazer a bichectomia?

A cirurgia só pode ser realizada por médicos e cirurgiões dentistas. Na clínica Lízia Campos, o responsável por essa cirurgia é o cirurgião-dentista Thiago Araújo.

A pessoa fica flácida com mais facilidade após a cirurgia?

Não necessariamente. A flacidez é resultado do envelhecimento natural da pele, que acontece com todas as pessoas com o passar do tempo. Não é a ausência das bolas de Bichat que vai acelerar esse processo. Existem procedimentos com diversas indicações para evitar a flacidez e retardar o envelhecimento, independentemente da realização da bichectomia.

Como saber quando o procedimento é indicado?

Somente depois de passar pela consulta com profissional habilitado. Se a pessoa tem o rosto naturalmente arredondado, a remoção das bolas de Bichat podem não ser suficiente para trazer o resultado esperado. Existem outras técnicas de harmonização facial mais indicadas para esses casos.

Se você gostaria de ter um rosto mais fino e harmonioso, agende uma consulta para saber se a bichectomia é indicada para você!