19/03/18

O bom aproveitamento de um curso começa antes mesmo das aulas

Na atuação profissional da área estética, como em tantas outras profissões, a prática não sobrevive sem a teoria, e vice-versa. Por conta disso, os cursos que oferecemos sempre englobam os dois âmbitos da aprendizagem.

A teoria esclarece como os procedimentos funcionam, explica quando e porque eles devem ser utilizados e oferece embasamento consistente para fazermos escolhas adequadas. Só com esse conhecimento muito bem absorvido é possível realizar uma prática clínica com qualidade.

Nos nossos cursos, percebemos a ansiedade dos alunos para colocar a mão na massa. No entanto, é preciso se sentir seguro para realizar qualquer procedimento. E é essa base teórica que traz boa parte da segurança necessária para as primeiras atuações.

Por outro lado, mesmo com toda a teoria internalizada, é na prática, com casos reais, diversos e complexos, que muitas dúvidas surgem. Isso porque é a experiência ativa que vai moldando a teoria.

E aí está o ponto: quanto mais bem preparado o aluno estiver na parte teórica, mais aproveitará a parte prática do curso. Sendo ela trabalhada primeiramente em treinamentos com manequins e posteriormente na clínica-escola, com pacientes modelos e sob orientação participativa e atenta dos professores.

Estudar o assunto em questão, mesmo que brevemente, possibilita um nível muito maior de aproveitamento do curso. Já sabendo seus pontos de interesse e de dúvida, você é capaz de usufruir muito mais da presença do professor. E tendo um bom rendimento na parte teórica, suas chances de aproveitar tudo o que a orientação direta tem a oferecer são infinitamente maiores.

Antes do curso, você pode buscar conhecimentos na internet e em livros. Hoje em dia, as facilidades e possibilidades de acesso à informação são muitas e você deve aproveitá-las.

Muitas das perguntas que os alunos se fazem só são respondidas caso a caso. “Qual tratamento indicar? Quais as possíveis complicações? Como evitá-las ou tratá-las? Como proceder para obter os melhores resultados possíveis?” Essas respostas vêm da vivência de situações reais, desde que haja uma fundamentação teórica adequada.

A conta é fácil: uma base teórica prévia te permite esclarecer mais dúvidas. Menos dúvidas é igual a mais conhecimento. Mais conhecimento te dá segurança. Mais segurança possibilita um melhor rendimento prático. Usufruindo mais da orientação prática, mais bem preparado você estará para o seu dia a dia em um consultório ou uma clínica.

Assim, o sucesso é só questão de tempo. 😉