02/04/19

Por que você deve se inscrever em Sociedades da área de Estética

Toda profissão que quer se tornar forte se mobiliza em entidades representativas para enfrentar os problemas do dia a dia de maneira organizada e qualificada. Este é o objetivo das Sociedades, Associações e Sindicatos, que, junto dos Conselhos de Classe, defendem os interesses dos profissionais perante a população e as outras profissões da saúde.

Essa organização é fundamental para alcançar melhorias que seriam improváveis se propostas isoladamente, por pessoas físicas. Imagine você, com o seu CPF, propondo a resolução de problemas profissionais que afligem a sua atuação. Agora, imagine essa mesma proposta partindo de uma entidade estruturada, com CNPJ, que fale em nome de centenas de profissionais especialistas devidamente inscritos? A repercussão será muito maior, não é mesmo?

Por isso é tão importante fortalecer esses movimentos de classe. São eles que nos defendem diante das adversidades, como os movimentos da Medicina contra a atuação dos profissionais na Saúde Estética. Eles são articulados, falam em nome de uma série de profissionais em suas respectivas Associações, Sociedades e Sindicatos.

A defesa contra esses movimentos também é feita pelos respectivos Conselhos de Classe, Sociedades, Associações e Sindicatos das profissões cuja atuação é questionada. E fortalecer esses movimentos é a melhor maneira de ajudar a garantir a continuidade da nossa atuação profissional.

Afinal, o profissional de saúde que é especializado em estética é absolutamente preparado para atuar naquilo que é regulamentado pelo seu Conselho de Classe. Além disso, a própria população tem o direito de escolher com quem gostaria de fazer seus procedimentos estéticos, principalmente considerando que esta não é uma atividade privativa dos médicos.

Portanto, se você ainda não é inscrito em nenhuma Sociedade Estética, procure uma para se filiar. Elas existem em praticamente todas as profissões cuja atuação em Estética é regulamentada. Conheça suas diretrizes, seus integrantes e suas propostas de melhoria para a profissão. E mais que isso: contribua com ideias e sugestões para fortalecer ainda mais o movimento.

Nós, da Clínica e dos Cursos Lízia Campos, fazemos a nossa parte. Além de atuar ativamente junto ao CFBM, nós somos inscritos na Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética. Se você é biomédico esteta, convidamos a fazer o mesmo. A nossa profissão agradece!