Lentes de Contato Dental

Lentes de Contato Dental

Lentes de contato dental são laminados de porcelana super finos moldados por uma impressora 3D e colados sobre os dentes da pessoa, uma a uma.

Em menos de duas horas de aplicação, você entra no consultório do dentista com seu sorriso amarelo e desalinhado e sai de lá pronto para estrelar um comercial de pasta de dentes. Não precisa nem de anestesia!

Funciona assim. Você primeiro faz uma consulta para que o dentista faça um molde do seu sorriso.

A partir daí, o dentista vai corrigir cor, tamanho e posição dos dentes e planejar o seu novo sorriso de acordo com o formato dos seus dentes, do seu rosto e até do seu estilo de vila. Com fotografias e moldes, o dentista cria o modelo ideal, que é aprovado por você antes da aplicação.

Com isso, o protético (um especialista em próteses) vai produzir as lentes de contato de cada um dos seus dentes, usando técnicas modernas como impressão 3D e materiais resistentes como o dissilicato de lítio.

A espessura da peça protética é tão fina (de 0,2mm a 0,4mm de espessura) que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental.

Quanto as lentes estiverem prontas, o que leva cerca de duas semanas, você retorna ao dentista, que vai simplesmente alisar a superfície do seu dente e “colar” a lente de contato, dente por dente, com uma espécie de adesivo líquido.

Pronto. Em menos de duas horas, você deixou para trás o sorriso amarelo e desalinhado e saiu do consultório com um sorriso de celebridade.

As lentes não são eternas. Você terá que as trocar depois de um período de 8 a 10 anos.

E, embora o material seja bastante resiste, se uma delas cair, quebrar ou rachar, você terá que substituí-la. Não há como consertá-las.

As lentes de contato dentais não são recomendadas para quem tem dentes não saudáveis ​​(com cáries ou doenças gengivais ativas), dentes enfraquecidos (como resultado de fraturas e grandes obturações dentárias), ou para aqueles que têm uma quantidade inadequada de esmalte na superfície do dente.

Quem rói muito as unhas, range os dentes ou sofre de bruxismo também pode ter problemas com a lente de contato dental. Isso só o dentista poderá dizer, depois de um primeiro diagnóstico.

Os cuidados que você deverá ter com as lentes de contato dentais são os mesmos que você já deveria ter com seus dentes normalmente: evitar morder alimentos ou materiais muito duros (palitos de dente, tampa de garrafa, rapadura etc.) e evitar o excesso de alimentos que mancham os dentes, além de escová-los e passar o fio dental todos os dias.