11/05/20

Você cuida da pele do rosto? Então estenda esses cuidados para o pescoço e o colo!

Se você se preocupa com a pele do rosto, certamente tem uma rotina de cuidados diários para mantê-lo limpo, viçoso, com aspecto jovem e saudável. Ótimo! Mas está se lembrando de estender esses cuidados ao pescoço e ao colo, para que mantenham a mesma aparência?

A pele da face é uma das regiões mais expostas do corpo humano, ficando praticamente o tempo todo à mostra, sendo protegida apenas quando você usa um chapéu ou um boné. Por isso, precisa de cuidados contínuos contra raios solares, poeira e demais impurezas do ambiente, ressecamento ou excesso de oleosidade, envelhecimento e atritos com possíveis acessórios e equipamentos de uso profissional, como máscaras e óculos.

Sendo uma extensão próxima do rosto e estando expostos às mesmas agressões externas, pescoço e colo merecem cuidados semelhantes, mesmo porque um tratamento diferenciado resultaria numa aparência heterogênea em seu visual. A face pode ficar alva em decorrência do uso de filtro solar, por exemplo, e a região abaixo mais bronzeada e ressecada devido à ação poderosa do sol sem a devida proteção. Então, para a obtenção de um resultado uniforme, siga nossas dicas!

  • A limpeza do rosto com sabonete ou espuma de limpeza facial deve se estender ao pescoço, caso faça essa lavagem na pia. Quando possível, alongue-a também para o colo, quando estiver no banho.
  • O filtro solar, com o maior fator possível, deve ser passado no rosto, pescoço e colo pela manhã, necessitando de renovação na parte da tarde. Para que suas roupas não impeçam que você espalhe o protetor mais abaixo, tente passá-lo antes de se vestir.
  • Cremes, pomadas, ácidos ou gel antienvelhecimento devem seu usados no rosto e no pescoço, mas não costumam ser utilizados com frequência no colo. Importante lembrar que esse tipo de produto exige uma boa limpeza pela manhã e o uso de filtro solar. Assim, nesse processo também não se esqueça de incluir o pescoço.
  • A hidratação com cremes faciais também pode ser feita no rosto, pescoço e colo, para que toda a região permaneça viçosa e protegida contra o ressecamento.
  • Massagens para estimulação, drenagens linfáticas, tratamentos para nutrição, revitalização e rejuvenescimento também costumam ser estendidos para pescoço e colo, a não ser que o profissional não recomende essa extensão devido à certa especificidade da cliente ou do tratamento.

É claro que existem produtos e procedimentos específicos para o rosto que não inserem o pescoço e o colo, como aqueles para a região dos olhos, das olheiras, da boca etc. Há também processos em que o profissional pode sugerir apenas para a face, contraindicando o uso na região inferior. Assim, além das nossas dicas básicas, vale sempre uma conversa com o seu profissional de confiança para orientações adicionais e a obtenção de um resultado ainda mais satisfatório.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Venha conversar com a gente!